Ilusionista Thiper Ilusionista Thiper Ilusionista Thiper Ilusionista Thiper Ilusionista Thiper

31 de Janeiro – Dia Mundial do Mágico (História da Mágica)

  • 26 de janeiro de 2015
Cups and Balls

Um Pouco de História da Mágica

31 de Janeiro é mundialmente comemorado por mágicos e ilusionistas do mundo todo, é o dia do profissional capaz de confundir os sentidos humanos deixando-nos por muitas vezes confusos entre ilusão e realidade, segundo o dicionário a palavra mágica esta relacionado à magia, aquilo que não tem explicação natural, que produz efeitos extraordinários, fascinantes entre outros adjetivos.

A Mágica é uma arte de muito estudo e pesquisa, atualmente ela se subdivide em diversas categorias, as principais são: Mágica de Proximidade, Grandes Ilusões, Magia Infantil, Manipulação e Mentalismo.

CURIOSIDADES

Você sabia que o ilusionismo foi uma ferramenta importante para o inicio dos efeitos especiais em filmes? O famoso mágico francês e pai do cinema Georges Mèliés, que nasceu em 1861, utilizava-se de técnicas da arte do ilusionismo para criar efeitos extraordinários. No primeiro filme de ficção cientifica do mundo com a utilização desses recursos ele fez o homem viajar a lua em 1902.

A data surgiu em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, na data de seu falecimento em 1888. Desde jovem São João Bosco era possuidor de uma grande fé, ele fazia apresentações de mágica, malabares e acrobacias para ajudar nas finanças de sua família, e sempre após as apresentações pregava o evangelho que havia aprendido.

Hoje em dia a mágica evoluiu muito, dividiu-se em várias categorias: Mágicas de Palco, Mágicas de Proximidade, Mentalismo, Manipulação, Grandes Ilusões entre outras. A mágica é considerada a rainha das artes, por ser uma das artes mais antigas, ela é relatada em diversas épocas e civilizações. O registro mais antigo de apresentação de mágica esta em um papiro (precursor do papel) antigo, que conta a história de um mágico chamado Dedi e seu desempenho diante do faraó Keóps. Relata que o mágico Dedi era capaz de trazer novamente vida a corpos decapitados, colocado as cabeças de volta, em uma das apresentações de Dedi em uma sala, colocou um ganso decapitado de um lado e com alguns passes mágicos o mesmo veio à vida, o faraó vendo isto ficou maravilhado, ordenou então, que lhe trouxesse um boi e decapita-se, e para o maravilhamento de todos, Dedi com alguns passes mágicos repete a façanha.

Atualmente a arte encontra-se em um patamar muito elevado, os efeitos passam por aprimoramento a cada ano que passa, mas nem sempre foi assim, por confusão entre o termo magia de cunho religioso de características ritualísticas e espirituais e mágica no sentido de Ilusionismo e entretenimento, a mágica foi perseguida pela Igreja e conseqüentemente pela população que era na maioria ignorante e sem estudo, que interpretava qualquer efeito que fugisse as leis naturais como algo satânico.

No século XVII, surge em Paris os primeiros mágicos teatrais e o mágico como uma figura elegante na maneira de vestir-se, nos dias atuais alguns artistas preservam esta característica clássica que ilustram nossa fantasia e nos remete a mágica dos antigos mestres e outras utilizam-se de uma vestimenta mais correspondente ao tempo, sem deixar a elegância e encanto.

Artistas deste campo cênico estudam e acumulam conhecimentos passados de geração a geração, treinam arduamente habilidades motoras e diferentes campos da ciência como: matemática, física, química, psicologia etc., com um simples e belo objetivo: ENTRETER

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRmlsdXNpb25pc3RhdGhpcGVyJTJGdmlkZW9zJTJGMTEzNDUyMjc1OTk5MzI1MyUyRiZzaG93X3RleHQ9MCZ3aWR0aD03MjAiIHdpZHRoPSI3MjAiIGhlaWdodD0iNDYwIiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dUcmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93RnVsbFNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRmlsdXNpb25pc3RhdGhpcGVyJTJGdmlkZW9zJTJGMTEzNDUyMjc1OTk5MzI1MyUyRiZzaG93X3RleHQ9MCZ3aWR0aD02NDAiIHdpZHRoPSI2NDAiIGhlaWdodD0iMzU1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dUcmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93RnVsbFNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZQ0KICAgIHdpZHRoPSI2NTAiDQogICAgaGVpZ2h0PSI4MDAiDQogICAgc3JjPSJodHRwczovL2NvbnNvbGUuZGlhbG9nZmxvdy5jb20vYXBpLWNsaWVudC9kZW1vL2VtYmVkZGVkL3RoaXBlciI+DQo8L2lmcmFtZT4=