Arte Mágica na Escola – Uma experiência Acadêmica (artigo tcc) UEMS.
Mágica, magia, encantamento, fascínio, aprendizado … prazer em aprender. Por muito tempo e confesso que ainda hoje essas palavras permeiam e fazem parte do meu pensamento, apresento aqui uma synthesis do trabalho desenvolvido para a conclusão do Curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mas antes … (singelos gestos mágicos).
Meus agradecimentos a todos meus professores do curso de graduação, familiares, amigos e em especial a minha orientadora de pesquisa professora Dra. Sônia Filiu Albuquerque
Lima.
Artigo Acadêmico
RESUMO:
Esta pesquisa tem como tema a mágica e sua utilização na motivação da aprendizagem de alunos das aulas de Arte. Teve como objetivo Descrever e analisar a Arte Mágica e seu encantamento lúdico utilizados como motivação da aprendizagem no desenvolvimento de aulas de Artes da Escola Estadual Joaquim Murtinho em Campo Grande – MS. Esta pesquisa parte também da experiência artística do autor, profissional da Arte Mágica. A investigação foi desenvolvida através de pesquisa de campo realizada nas aulas de Arte de oito turmas e teve como principais instrumentos a observação participante de práticas pedagógicas tendo a Arte Mágica como elemento motivador da aprendizagem, relatos dos estudantes e professores. O aporte teórico foi fundamentado em Ricardo Harada, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Wallon e George Snyders. Pode-se constatar que a mágica na escola pode possibilitar a criação de situações de encantamento lúdico a partir de situações desenvolvidas como estratégia de motivação.
Palavras-chave: Arte Mágica. Encantamento Lúdico. Motivação da Aprendizagem.
Sobre o Autor / Artista
Artista da Arte Mágica, Possui graduação em Artes Cênicas e Dança pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017), [estuda] aperfeiçoamento em andamento em Psicologia Educacional, atualmente pesquisa assuntos relacionados ao desenvolvimento cógnito e comportamento social.