Skip to main content

Como surgiu a sexta-feira 13?

Para um  supersticioso a combinação da sexta-feira com o dia 13 é algo no mínimo não muito confortável. Ao pesquisarmos sobre a data não encontramos nada consensual no que diz respeito a sua origem, se esse surgimento é cultural, religioso ou mesmo pessoal, porém  independentemente disso, trata-se de uma superstição que faz parte da tradição popular e do folclore.

A provável origem desta crendice tem possível origem nos Estados Unidos ou em países da Europa, no entanto as superstições da sexta-feira 13  já esta bem agregado a nossa cultura. Por receio (ou medo) da data, pessoas criam costumes e práticas para evitar o azar durante o dia 13.  Sal grosso, arruda, ferradura e trevo de quatro folhas são apenas alguns objetos que os mais supersticiosos carregam para afastar o azar.

E você o que acha da temida sexta-feira 13?

Se você arrepia os pelos do braço e sente calafrios ao ver um gato preto nesta data (13), é bom ficar esperto e seguir o conselho da sabedoria popular para afastar de vez o azar, xô azar!

A seguir o site “Brasil Escola” relaciona sete hábitos que podem ajudar a superar o medo

1. Desça da cama com o pé direitoSegundo um antigo costume romano, os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente. Por isso, ao acordar, algumas pessoas preocupam-se em colocar primeiro o pé direito no chão, priorizam o calçado direito na hora de calçar e entram nos lugares pisando primeiro com o pé direito.

2. Não olhar para gato preto → Os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem os gatos teriam um pacto. Além disso, a cor preta dos animais lembra as trevas, por isso, não traz boas energias

3. Cuidado com o espelho → Há uma série de cuidados que são recomendados com o espelho. O fato de quebrar, por exemplo, pode atrair sete anos de azar segundo a tradição popular. Olhar em um espelho quebrado pode, ainda, representar má sorte.

4. Não passar debaixo da escada → A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação. Passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer.

5. Não abra um guarda-chuva em lugares fechados → Andar com o guarda-chuva aberto em alguns lugares dá azar, isso é o que diz uma superstição antiga.

6. Não sirva refeições para 13 pessoasO número 13, para os místicos, lembra a quantidade de pessoas que estavam com Jesus na última ceia, sendo Judas, o traidor, o último a chegar. Dessa forma, a recomendação é que as refeições sejam servidas para 12 ou 14 pessoas para evitar traições.

7. Não deixe o pente ou a escova cairOutro costume nesse dia é de evitar que a escova ou pente caia enquanto se arruma o cabelo. 

Leave a Reply

Close Menu

Conheça a Geni.sys – Nossa Assistente Virtual